FÓRUM OFICIAL DA PESCA E MERGULHO DO BRASIL

Local privativo para interação exclusiva entre atletas-pescadores e mergulhadores apneistas e autonomos portadores de registro atualizado na CBPDS - Visualização aberta a todos.
Bem-vindo: Qua Jun 20, 2018 9:09 am
Índice do fórum » ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL » LEGISLAÇÃO DESPORTIVA



Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem


Mensagem Enviado: Seg Ago 24, 2009 11:13 am 
Voltar ao topo  
Caros amigos, bom dia.
Estou criando este tópico com o interesse de sanar dúvidas e interpretações de regras.
Um fato me ocorreu neste final de semana na prova "Ricardo Stéfano" em São José dos Campos-SP, pois bem, o tempo estava frio, com vento e a sensação térmica baixa. Eu estava devidamente uniformizado, com calção, camisa e boné oficial do meu clube, porém devido ao frio e por ainda não ter o agasalho de frio do meu clube, lancei com um agasalho da Seleção Paulista e fui chamado a atenção que não poderia lançar vestindo o mesmo.
Até onde eu conheço da regra, desde que eu comunique o árbitro que estou com o uniforme oficial do clube e devido ao situação climática do local, eu posso usar qualquer agasalho.
Estou certo ou errado? Gostaria de poder contar com o apoio dos amigos para que possamos esclarecer as dúvidas e deixar nosso esporte mais ativo, tendo em vista que, algumas regras e orientações discultidas em congressos de arbitragem, por vezes, não chegam aos atletas.
Agradeço a atenção, um abraços a todos.


Editado pela última vez por Fernando Cirillo em Seg Ago 24, 2009 4:26 pm, em um total de 4 vezes.
  

Tubarão
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 12, 2009 11:48 pm
Mensagens: 776

Mensagem Enviado: Seg Ago 24, 2009 11:27 am 
Voltar ao topo  
Também interpreto da mesma maneira chará. Inclusive, na prova do CEPVAP, no dilúvio que enfrentamos, também não utilizei o agasalho do clube, pois pelo meu tamanho "avantajado", ainda não foi confeccionado um que sirva em mim. Na regra está disposto que é obrigatório o udo do uniforme completo oficial, mas pela minha interpretação, as coberturas (capas de chuva e agasalhos) são livres. Que venha a CBPDS a nos iluminar!

_________________
FERNANDO TARANTA ARRUDA
Atleta CBPDS nº 10471
Atleta Campeão Brasileiro
SELEÇÃO ESTADUAL DO RJ 2013


Imagem

[align=center]CBPDS - EXCELÊNCIA EM ESPORTE

 Perfil  

Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 10:14 pm
Mensagens: 1289
Localização: Rio - RJ - BRASIL

Mensagem Enviado: Seg Ago 24, 2009 7:54 pm 
Voltar ao topo  
Senhores,

O agasalho básico todos conhecem:

Identico para a Equipe : bermuda, camisa, meia, boné - admite-se apenas o calçado desigual.

No frio: Agasalho identico oficial do clube para todos.

Chuva: Admite-se em cima dos agasalhos retro-mencionados capas e agasalhos impermeaveis sem propaganda (EX: CONLURB, etc.)

Muito frio: Sobre os uniformes oficiais casacões de nylon ou Lan (desde que sem propaganda).

Detalhes: PROPAGANDAS só préviamente registradas na CBPDS pelo Clube/Federação na forma da DDI correspondente - já avisamos isto várias vezes e muita gente ainda anda errada.

Advertencia por uso de uniforme distinto do Clube, principalmente um de Seleção : O correto seria DESCLASSIFICAÇÃO - agora passou mas fiquem de olho aberto.

Saudações Desportivas,

_________________
Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da Confederação
Atleta CBPDS 1000


Imagem
CURRICULUN
http://www.cbpds.com.br/html/curric.htm


Editado pela última vez por Eduardo Bracony em Ter Ago 25, 2009 11:22 am, em um total de 1 vez.
 Perfil  

Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 10:14 pm
Mensagens: 1289
Localização: Rio - RJ - BRASIL

Mensagem Enviado: Ter Ago 25, 2009 11:12 am 
Voltar ao topo  
COMPLEMENTANDO:

http://www.cbpds.com.br/html/CBPDS-UNIFORME.htm

http://www.cbpds.org.br/cbpds/index.php ... &Itemid=68

Recomendamos observação.

_________________
Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da Confederação
Atleta CBPDS 1000


Imagem
CURRICULUN
http://www.cbpds.com.br/html/curric.htm

 Perfil  


Mensagem Enviado: Ter Ago 25, 2009 8:43 pm 
Voltar ao topo  
Dr. Eduardo Paim Bracony,

Fico muito grato por me orientar quanto as regras, estão bem explícitas, a dúvida surgiu somente depois do ocorrido.

Agradeço a atenção e tomarei as devidas providências quanto ao restante do meu fardamento oficial para não ser chamado a atenção novamente.

Grande abraço.

  

Tubarão
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jul 19, 2008 5:25 pm
Mensagens: 778
Localização: Rio - RJ

Mensagem Enviado: Dom Nov 08, 2009 7:14 am 
Voltar ao topo  
Para todos,

Excelente esta postagem do presidente que reproduzo abaixo. É um esclarecimento útil para muita gente:

Bonifacio,

É com satisfação que responda a sua consulta, lembrando que o aqui definido tem valor de regra nacional a ser adotada como procedimento por todos e aplicado pelas Federações, Clubes, Atletas e CNA:

1 - Pelas normas o atleta deve lançar perpendicularmente a linha ao mar, subentendendo-se que esse procedimento abrange uma variação proporcional ao espaço do box. A arbitragem deve ter bom senso na avaliação em caso de reclamação pois sob a vista de cada um o angulo diverge.

O importante é que os companheiros laterais se ajustem pois também a correnteza eventualmente impede essa perpendicularidade teórica - se manter a linha imaginária fosse humanamente possivel o casting teria 1005 de acertos na cancha num final de mo máximo 20 m que seria teóricamente o tamanho de um box no Brasil em dia de correnteza. Havendo "ajuste" não existe razão para intervenção da arbitragem.

2 - Para efeito de homologação de recorde o atleta deve trabalhar o peixe sem ajuda de terceiros.

Em nenhum caso o atleta fora do intervalo pescando sózinho no box pode receber auxilio de companheiro de equipe que esteja pescando em outro box.

Pescando no mesmo box em provas de Campeonato Estadual ou Brasileiro pela REGPTF o auxilio do companheiro que pesque no mesmo box limitar-se-á dentro desse box a ajuda para tirar um peixe grande com bicheiro ou puçá, entrega de material ou manuseio de isca. Se contudo for em amistoso (interclubes ou aberto - CTAP) , os atletas de uma mesma equipe que pescam no mesmo box, podem indistintamente iscar, arremessar e recolher as linhas - o espirito aí é trabalho de equipe e velocidade pois atuando no "mesmo" box não deve existir em nenhuma hipotese apuração individual - SALVO PARA PREMIO DE MAIOR PEÇA.

O procedimento geral é: 1 vara em uso por pescador e até duas montadas e iscadas (2 anzóis no chicote) na reserva.

O pescador pode recolher a linha com peixe, colocar a vara com esses pendurados na espera, fazer o arremesso com a vara reserva, ai retirar os peixes, COLOCÁ-LOS NO BALDE COM ÁGUA (não no saco), para sómente depois passar a manusear a vara que está com a linha n'água.

O peixe no saco NARCISO só ao final da etapa para mudar de box. - REGRA.

Também com relação ao Lançamento, se o Estadual 2010 não for pela REGLAN , a Federação perde o direito de disputar os Brasileiros de Pesca e Lançamento de 2010 e seguintes e o Árbitro da CNA que concordar em atuar fora das Regras - perderá o cargo vitalicio.

Nossa pesca deve ser feita de forma prazerosa, light, devemos pescar como se pesca, sem regras castrantes como herdamos dos "hermamos castelhanos", por isso estamos anos a frente e liderando cada vêz mais.

Hoje, por exemplo o Estado do Rio de Janeiro encontra-se em grande progresso e desenvolvimento com o maior numero de provas no Calendário Nacional e maiores Campeonatos Estaduais do Brasil - Porque ?.

Por sua proximidade com a CBPDS organiza-se exclusivamente dentro das normas das DDIs, Regras e Códigos, sem variações e tem coimprovado sucesso - acabaram-se os "grupinhos avulsos" e a Federação e seus Clubes filiados tornam-se cada dia mais fortes e atuantes.

É só fazer o que é certo, seguir a politica desportiva nacional, crescer junto e não ficar inventando "Regras de Várzea".

Todos estão vendo como o Lançamento explodiu no Brasil, a Pesca também cresce onde se acompanha a CBPDS, o resto é pelada de várzea.

Examinei hoje o REGULAMENTO DA FEPDSRJ para 2010, realmente está um trabalho de altissimo nível que pode e deve ser usado como modelo para as Federações e Clubes que quiserem modernizar-se e crescer em 2010 - fica a idéia:

http://www.cbpds.com.br/html/FEPDSRJ-CAMPS2010.htm


Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da Confederação
Atleta CBPDS 1000
__________________________________________________

Espero que sigam o conselho e vão crescer como cresceram os clubes de nosso Estado.

_________________
CARLOS ROGÉRIO REIS PRATA
Campeão Estadual de Pesca Master - RJ
Seleção MASTER - RJ - 2013
Atleta-Pescador CBPDS 7134

Coordenador de Pesca Embarcada
Imagem

 Perfil  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group :: Style based on FI Subice by phpBBservice.nl :: Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]
Traduzido por: Suporte phpBB