FÓRUM OFICIAL DA PESCA E MERGULHO DO BRASIL

Local privativo para interação exclusiva entre atletas-pescadores e mergulhadores apneistas e autonomos portadores de registro atualizado na CBPDS - Visualização aberta a todos.
Bem-vindo: Ter Dez 11, 2018 5:49 am
Índice do fórum » ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL » LEGISLAÇÃO DESPORTIVA



Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem

Tubarão
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 12, 2009 11:48 pm
Mensagens: 776

Mensagem Enviado: Seg Jul 12, 2010 2:05 pm 
Voltar ao topo  
Há algum tempo venho pensando em escrever uma matéria em relação aos tipos de campeonatos e a importância dos mesmos no mundo esportivo. Venho estudando alguns trabalhos que encontrei, bem como alguns resultados que estamos obtendo na política interna do Pampo Clube de Pesca.

Qual seria afinal a importância de um campeonato interno? E a de um campeonato Estadual? Campeonato Brasileiro? Campeonato Mundial? Gincanas? Torneios? Enfim, existe uma grande variedade de formatos de competições esportivas, cada uma com uma característica própria. Qual seria o melhor modelo? Qual beneficiaria mais os atletas? E os clubes?

Observando o estatuto interno de meu clube, observa-se que as provas do campeonato interno são prioritárias em relação a quaisquer outras. Andei conversando com atletas mais experientes sobre o assunto, sendo o discurso quase uniforme: a razão desta diretriz é a melhor formação do atleta, prestigiando o clube para que melhor o represente junto às entidades a que se filiou.

Citaram ainda o pensamento: atleta – clube – entidade regional – entidade nacional – entidades internacionais. É necessário o desenvolvimento linear, sem o qual se cai no perigo de representações pontuais em eventos importantes e o não desenvolvimento da agremiação como entidade desportiva.

Ou seja: primeiro se arruma o quintal de casa. Depois a vizinhança. Passa-se ao bairro – cidade – país. Depois a conquista do mundo. Assim, há alguns anos o PCP vem incentivando cada vez mais seus campeonatos internos. A formação do atleta tem sido a prioridade celeste. Estamos com equipes cada vez mais fortes e mais unidas. E o mais importante: a renovação é constante. Renovação da qual depende nosso esporte não somente para sobreviver, mas também para crescer forte.

Passada esta primeira fase, passo a analisar as competições exteriores. Os campeonatos e torneios. Aqui, para uma melhor didática, definirei torneio como eventos esportivos curtos, sem o necessário embate direto entre os participantes, com objetivo esportivo definido de acordo com a modalidade (Prova de Aniversário, Gincanas, etc.). Já os campeonatos são eventos desportivos que se prolongam no tempo, com várias etapas, e tem o objetivo do embate direto entre todos os participantes (no caso da pesca, além dos clubes, também dos atletas). Em minha opinião, um campeonato retrata melhor o nível técnico de seus participantes, por isso tornando-se tecnicamente evento muito superior aos torneios. Além do que é o próximo passo lógico do raciocínio que expus acima.

Cito a Federação Carioca como o melhor exemplo de organização dos campeonatos estaduais. Em minha opinião, o melhor e mais disputado campeonato do Brasil. Além de contar com o maior número de atletas filiados, as provas ocorrem em cinco diferentes condições de pesca, o que coloca o pescador realmente à prova de qualidade, definitivamente eliminando o elemento “sorte” da avaliação final. O resultado desta organização já surte efeitos: a seleção carioca foi campeã de 4 das 5 categorias em disputa no último campeonato brasileiro de seleções.

Em relação aos torneios, sua disputa é mais confortável ao atleta. Além de eventos muito curtos, com premiações imediatas, na maioria das vezes proporcionando festas e confraternizações aos participantes. O que ocorre é que o nível técnico destes eventos é inferior, pois não avalia o desempenho do atleta linearmente, e sim pontualmente. Assim, ocorrem resultados que muitas vezes não correspondem à realidade. Têm importância muito mais festiva que esportiva. Neste pensamento, resta uma preocupação aos que eventualmente priorizam os torneios em relação aos campeonatos. Além de diminuir muito o nível técnico da avaliação local, enfraquecem equipes clubes e federações, colocam todo um sistema em prejuízo. Cito mais uma vez o último campeonato de seleções como exemplo direto.

Seguindo este raciocínio, entendo a disputa de um campeonato brasileiro em uma única prova somente considerando a dificuldade financeira dos atletas em viajar por todo o Brasil para disputar as provas de um circuito nacional. Assim, em conversa com autoridades desportivas já sugeri a criação de um circuito nacional: escolheríamos algumas provas já existentes para configurarem o circuito nacional de pesca (Nunca inferior a cinco – critério do campeonato estadual do RJ) e ao final, com o equacionamento dos resultados, teríamos um resultado mais técnico.

Quanto aos campeonatos internacionais, acredito que o desenvolvimento do raciocínio é lógico e direto, salientando que as dificuldades simplesmente se multiplicam. Assim, convencionou-se em uma fórmula em que se concentram cinco provas (um treino oficial e quatro provas) em um curto espaço de tempo. Fórmula esta que inclusive já foi acertadamente adotada pela CBPDS nos campeonatos brasileiros de seleções.

Assim, creio que a FEPDSRJ está no caminho certo em relação à priorização dos campeonatos estaduais. Particularmente acho o estadual do RJ uma competição com excelência de organização e os resultados estão à disposição de todos. Ainda, como em qualquer outra modalidade desportiva, surgem problemas e acredito na experiência e bom senso de TODOS OS DIRIGENTES em solucioná-los. Por tudo isso a FEPDSRJ e a CBPDS contam com total apoio do PAMPO CLUBE DE PESCA no desenvolvimento do desporto no Rio de Janeiro e no Brasil.



_________________
FERNANDO TARANTA ARRUDA
Atleta CBPDS nº 10471
Atleta Campeão Brasileiro
SELEÇÃO ESTADUAL DO RJ 2013


Imagem

[align=center]CBPDS - EXCELÊNCIA EM ESPORTE

 Perfil  

Linguado
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Dez 13, 2009 9:10 pm
Mensagens: 135

Mensagem Enviado: Seg Jul 12, 2010 6:25 pm 
Voltar ao topo  
Muito bacana esse texto meu Querido Amigo Diretor.
Grande abraço.

_________________
RODRIGO SMITH CORREIA

CBPDS 10473

Imagem

PAMPO COM ORGULHO

 Perfil  

NABO (B)
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 18, 2008 10:13 pm
Mensagens: 15

Mensagem Enviado: Seg Jul 12, 2010 8:08 pm 
Voltar ao topo  
Meu amigo Diretor,
também achei interessante e pertinente o desenvolvimento do seu raciocínio sobre a valoriração dos resultados obtidos em campeonatos pois são, sem dúvidas, uma avaliação muito mais precisa do desempenho do atleta durante uma temporada.
Discordo apenas quando cita que o nível técnico dos torneios é inferior. Tomando o lançamento como exemplo, temos algumas provas organizadas por Clubes que reunem 80% dos melhores lançadores do Brasil em todas as categorias. Portanto o nível técnico do torneio é altíssimo, muito maior que uma etapa estadual, porém o resultado de apenas 1 dessas provas pode não espelhar a realidade de quais são os melhores lançadores da temporada, apenas os melhores daquele fim de semana.
A sugestão de transformar 5 dessas provas em um circuito nacional é perfeita, e vou mais longe, acho que deveria ter número limitado de vagas por clubes, para que incentivasse as provas internas dos clubes que serviriam como seletivas.
É bom ver que pessoas com poder de decisão estão pensando grande.

_________________
EDUARDO SOUTO
Atleta CBPDS 10214
Imagem

 Perfil  

Enxova
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 05, 2008 11:55 am
Mensagens: 169
Localização: Maricá - RJ

Mensagem Enviado: Seg Jul 12, 2010 10:02 pm 
Voltar ao topo  
Fernando,

Muito bom, para o bom entendedor uma palavra basta, bem dentro do tema discutido quando nossos clubes deram prioridade para realizar nossas provas de estaduais.

O que você disse é fato, nosso RJ hoje cresce cada dia mais em tudo.

E estamos satisfeitos também quanto ao decidido pela Confederação em seu calendário é competencia dela e nós do Veneno achamos que está muito bom como está.

Os campeonatos nacionais e provas cinco estrelas não são uma prova só. São o pico da piramide e só chegam lá os melhores, por isso, para mim tudo está ótimo.

Quanto a limitação, nem pensar, foi isso no passado que entravou o crescimento do esporte. Que haja limite no numero total da prova sim e que consigam as vagas os clubes que como o nosso dão atenção aos prazos e respeitam os regulamentos de inscrição.

_________________
ROSANGELA MELLO COUTO
Conselheira do Veneno Clube de Pesca
Atleta Campeã Brasileira
CBPDS nº 2508

Imagem

Presidente "A BANDEIRA ESTÁ DE PÉ"

 Perfil  

Tubarão
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jul 19, 2008 5:25 pm
Mensagens: 778
Localização: Rio - RJ

Mensagem Enviado: Seg Jul 12, 2010 10:35 pm 
Voltar ao topo  
Meu pensamento pessoal está com a Rosangela. O Nacional de Seleções é o pico da piramide e quem chega lá já passou por tudo que tinha e passar.

Toda sugestão é válida só que quem tiver uma idéia deve enviá-la para apreciação de sua Federação de forma reservada e se essa achar através de sua diretoria técnica que a idéia é boa vai apresentar como sugestão para a Confederação.

Aqui no aberto só resulta em blá, blá, blá.

_________________
CARLOS ROGÉRIO REIS PRATA
Campeão Estadual de Pesca Master - RJ
Seleção MASTER - RJ - 2013
Atleta-Pescador CBPDS 7134

Coordenador de Pesca Embarcada
Imagem

 Perfil  

Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 10:14 pm
Mensagens: 1288
Localização: Rio - RJ - BRASIL

Mensagem Enviado: Ter Jul 13, 2010 1:07 am 
Voltar ao topo  
Meus Ases,

Agradeço ao Fernando e aos demais pelas manifestações de apoio que expressam a plena consciencia sobre o trabalho que a CBPDS vem desenvolvendo.

Como sempre, estamos abertos para ouvir todas as sugestões construtivas. Quem as tiver, envie-as para a CBPDS out-line devidamente assinadas.

Para isso usem cbpds@cbpds.org.br e chegará ao DETEC que tem por função apreciar esses assuntos que estejam certos é de nosso total interesse.

_________________
Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da Confederação
Atleta CBPDS 1000


Imagem
CURRICULUN
http://www.cbpds.com.br/html/curric.htm

 Perfil  

Tubarão
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 07, 2008 8:11 pm
Mensagens: 590

Mensagem Enviado: Ter Jul 13, 2010 10:57 am 
Voltar ao topo  
Presidente,

Aqui no Rio temos anualmente umas 10 provas de Estadual que devem ser prioridade nossa e dessas pelo menos 09 ficam fora do municipio onde residem os atletas. Temos todo ano Campeonatos Brasileiros de Pesca e de Lançamento que exigem seletivas e esforço de todos com participação que leva pelo menos uma semana fora. Também temos pelo menos 4 provas 5 estrelas em que os clubes do Rio que viajam no minimo comparecem.

Isso forma uma equação - Tempo/Grana - para conciliar é muito dificil pois principalmente os atletas de ponta são os mais sacrificados.

Fazer um Circuito a mais, mesmo embutido nessas provas já existentes beneficiaria quem tem mais tempo e grana; por isso, a Diretoria do Tubarões acha impróprio, o Ranking do Lançamento é perfeito, 3 provas que a maioria costuma e pode ir, mas na Pesca para nós o Ranking é o resultado do Campeonato Brasileiro de Seleções, que começa com as Federações selecionando seus melhores representantes para o confronto máximo do Brasil e nesse os melhores vão. Quem não vai por este ou aquele motivo não existe para o esporte,
faz o gol quem entra em campo.

É nossa opinião.

_________________
STELIO GALVÃO
Diretor e Porta-vóz do CPOT
Atleta Senior CBPDS nº 2553
Vice-Campeão Estadual de Seniors 2011

Imagem

 Perfil  

Olhete
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jul 15, 2008 10:19 am
Mensagens: 399

Mensagem Enviado: Ter Jul 13, 2010 11:38 am 
Voltar ao topo  
Meu amigo Fernando, vc está se saindo muito bem, é assim que o grande atleta pescador e dirigente de clube, interessado em todos os regulamentos para chegar ao topo da pesca, meus parabéns, nota 10.


Abraços do amigo

_________________
ISMAEL AYALA
Campeão Brasileiro Master
Arbitro Oficial da CNA
Diretor de Ensino de Pesca do CBD
Imagem

 Perfil  

Tubarão
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 12, 2009 11:48 pm
Mensagens: 776

Mensagem Enviado: Ter Ago 10, 2010 10:26 am 
Voltar ao topo  
Obrigado professor!

Um elogio vindo de uma autoridade do esporte como você é o maior incentivo que alguém pode ter!

Abraços!

_________________
FERNANDO TARANTA ARRUDA
Atleta CBPDS nº 10471
Atleta Campeão Brasileiro
SELEÇÃO ESTADUAL DO RJ 2013


Imagem

[align=center]CBPDS - EXCELÊNCIA EM ESPORTE

 Perfil  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group :: Style based on FI Subice by phpBBservice.nl :: Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]
Traduzido por: Suporte phpBB